LGPD e Compliance

Compliance tem origem em um verbo em inglês, to comply, e tem como significado agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um pedido ou um comando.

Mas na prática, o que isso significa? No que compete às empresas, ter políticas de compliance definidas e absorvidas pelos funcionários, refletem diretamente na responsabilidade e ética nas suas atividades dentro da empresa, independente da posição hierárquica do colaborador.

Na NeoPort as Políticas de Compliance estão definidas, resumidamente, por nossos valores: comprometimento, agilidade e transparência. Mas, e como essas políticas chegam aos funcionários?

Periodicamente realizamos palestras sobre o tema e os valores são reforçados através das atitudes diárias. Frequentemente promovemos também alinhamentos internos nos setores para manter o pleno cumprimento de todas as normas legais e regulamentares e as diretrizes estabelecidas pela empresa, bem como repassamos todas essas informações para os novos colaboradores, durante a Integração.

Na intranet e por comunicados oficiais, os funcionários também recebem lembretes e frases que motivam as ações, e ainda, quando surge alguma dúvida ou se faz necessário reforçar os conceitos, sugere-se um bate-papo dos setores com a Dra. Debora Nunes Camaroski, que é a advogada especialista contratada pela NeoPort para atender a esta demanda interna.


COMPLIANCE, SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Além das claras políticas de Compliance, a NeoPort está também adequada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante a confidencialidade e a proteção de todos os dados de identificação de nossos clientes, colaboradores ou parceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.